quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acionamento sequencial com 555

            A pedido disponibilizo a animação que mostra um circuito de acionamento sequencial usando o 555.

            Acesse: Automação Sequencial

Prof. Jônatas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Circuito 555 no PROTEUS

            Olá pessoal,

            O circuito 555 no PROTEUS é para voces já irem experimentando a sua simulação e conhecendo o seu funcionamento. O circuito está completo, porém não desenhei a ligação do RC série junto aos pinos 7,6 e 2 no caso astável, e dos pinos 7 e 6, mais o botão no pino 2, no caso monoestável. O resto tá certo.
           Desenhem e simulem o circuito 555 quando funcionando como monoestável e astável. Para isso cliquem no local em que está a lista de componentes e coloquem na área de trabalho. Para mudar o valor do resistor e do capacitor click com o botão direito e em editar (edit properties). Dê play e verão o led liagando e desligando.
           Lembrando que no caso do astável não é necessário o botão, mas do monoestável sim, pois este funciona por disparo. Até isto tá pronto. Em fim... divirtam-se!!!

Prof. Jônatas


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como funciona um circuito RC série?

            Olá pessoal,

            A página circuito RC série mostra uma simulação online de como é um circuito RC série, quando o capacitor carrega e descarrega. Além disso, tem outras informações relevantes aos estudos deste circuito.

Prof. Jônatas

Aula sobre CI 555 - temporização

            Olá pessoal,

            Hoje, na turma MCT2AT-G2, vamos iniciar os estudos sobre o Circuito Integrado 555 (CI555). Juntos vamos analisar seu funcionamento, conhecer sua pinagem, simular o comportamento através do PROTEUS. Em fim, temos muito trabalho... Acesse CI 555 e encontre 2 apostilas e um arquivo executável que apresenta o CI555.
            Maiores detalhes teremos em aula.

Prof. Jônatas